Produtos CONHEÇA NOSSA LINHA DE PRODUTOS

topo

Postado em 29 de Julho de 2020 às 09h15

O que é a curva ABC de Vendas?

Comercial (11)Gestão (14)
  • Zanetti Comercial Atacadista -

A curva ABC de vendas nada mais é do que uma ferramenta de classificação.

Ela tem sua fórmula no chamado Princípio de Pareto ou Regra 80/20.
Vilfredo Pareto foi o responsável pelo estudo científico no século XIX que constatou que 80% de toda a riqueza produzida na Itália vinha de 20% da população. Partindo desse pressuposto, muitos outros estudos também mostraram que os resultados das empresas, acabam seguindo a esse princípio e então ele estabeleceu-se na gestão de várias faces dos negócios, incluindo as vendas.

Como forma de classificar e agrupar produtos e clientes de acordo com a participação e o potencial desses nos resultados de uma empresa, surge então a curva ABC.

Ou seja, na categoria A os clientes correspondem a 80% do faturamento de uma empresa e representam 20% da carteira de clientes. Na categoria B, os clientes correspondem a 15% do faturamento e a 30% da base de clientes. E na categoria C, os clientes representam 5% do faturamento e correspondem a 50% da clientela.

A curva ABC também pode ser utilizada para estabelecer os produtos mais vendidos. A lógica é a mesma.


Para que serve a curva ABC de vendas?

Essa classificação de clientes e produtos é uma ferramenta utilizada para orientar as estratégias comerciais de uma empresa.

Ao identificar produtos e clientes que correspondem a maior parcela da receita gerada pela empresa, ela pode direcionar os recursos e esforços com mais assertividade.

Essa ferramenta também pode ser utilizada para fazer com que seus produtos e clientes B e C passem para o próximo nível da curva.

Excelentes resultados para o negócio podem ser alcançados com a utilização de estratégias e na priorização dos melhores clientes, produtos ou serviços. 

• Texto: Jhonatan Costa

Veja também

Novo Começo15/07/19 Waldez Ludwig já dizia: A transformação é uma porta que só se abre por dentro. Você é capaz todos os dias de recomeçar novas trajetórias. Sempre há um oportunidade por mais minúscula para que fosse comece uma nova história, construa um novo resultado. Com este mundo cheio de velocidade e......
Como a tecnologia de informação pode auxiliar nas vendas12/08/20 As lojas online têm se tornado cada vez mais populares e várias transformações vem ocorrendo nas formas de compra e venda. As empresas desejam se tornar referências entre os consumidores buscando qualidades que as......
Lançamento Porta-Máscara09/06/20 PORTA-MÁSCARAS Com o uso obrigatório de máscara e a necessidade de trocá-la a cada 4 horas, o porta-máscaras veio para facilitar um pouco a nossa nova rotina. - Compartimentos separados para máscara limpa e......

Voltar para BLOG

Uso de Cookies

A Zanetti utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Política de Cookies da Zanetti.